quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Análise ao PSI



Após este período de volatilidade, achámos importante relembrar este quadro (agora actualizado) com os PERs de grande parte das empresas do PSI20.

Que conclusões tiramos?

Mesmo após uma grande queda, os PERs continuam bastante elevados, não só para os resultados de 2006 mas também para os resultados esperados de 2007 e 2008 (Forward PE).

O mercado sem duvida está caro (muitos podem dizer que em comparação com a empresa X ou Y de outro mercado, está barato. Isso não é verdade, lá por estar mais "barata" não significa que esteja realmente barata.), com PERs bastante superiores a 15 é a prova disso, inferior a 15 é melhor, perto de 10 é o ideal.

Não esquecer que o PER nem de perto nem de longe deve ser a unica maneira de avaliar uma empresa, apenas podemos tirar conclusões gerais. Com isto não quero dizer que o mercado vai descer (não há aqui adivinhos), mas é um aviso para os investidores estarem atentos.

Nota: Para obter informação sobre alguns dos rácios vulgarmente utilizados em análises a empresas consulte: Parte1, Parte2, Parte3.

Um comentário:

Anônimo disse...

Intereesante este artigo do blog pois tem interesse para mim. Penso que mais artigos destes fariam a diferença e dariam qualidade ao blog.
Falta os rácios da REN. Ela agora faz parte do PSI20.
Patricia Freitas.