quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O que devemos fazer quando tudo desce

Em dias como hoje, em que tudo desce, muitas vezes o pânico instala-se e a tendência por vezes é a de fazer coisas das quais mais tarde nos podemos vir a arrepender. Há um conjunto de coisas que não devemos fazer (mesmo que o pânico fale mais alto).

Continuar a fazer o que costumamos fazer normalmente é crucial. Analisar o comportamento das acções em que estamos interessados, comprar algumas se atingirem o preço que consideramos ideal para a margem de segurança que praticamos, mas acima de tudo nunca investir mais dinheiro que aquele que podemos perder (há sempre que ter presente que ao praticar investimentos desta natureza corremos riscos).

Estes dias são muitas vezes aproveitados por aqueles que melhor controlam as emoções (digamos assim), que utilizam estes dias para comprar a bom preço o que vendemos a qualquer preço.

Portanto se não conseguimos controlar as nossas emoções e ver os nossos portfolios descer 1 ou 2% num curto espaço de tempo o melhor será aproveitar estes dias para fazer outras coisas.

Nenhum comentário: