segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Monopólio de consumidores

O que é o monopólio de consumidores?
É um tipo de negócio que a longo prazo oferece largas garantias de retorno de capital. Este tipo de negócio subdivide se em dois: os do tipo “portagem da ponte”, ou seja, o consumidor se pretende atravessar a ponte terá de pagar a portagem imposta pelo concessionário, e os de monopólio propriamente ditos em que o mercado é contolado por uma dada empresa. Os consumidores não têm poder de escolha.

A Coca-Cola e o tabaco Marlboro, são exemplos concretos do monopólio de consumidores. São marcas insubstituíveis e que criam valor perante consumidores que pagam o preço que lhes é pedido em troca do produto.

Como identificar um negócio deste tipo?
Lucros estáveis, o consumidor é fiel à marca que comercializa o produto e portanto, o produtor pode aumentar a margem de lucro. Estes são só alguns factores que demonstram como se pode identificar um negócio deste tipo.

A BRISA enquadra-se na perfeição nas empresas do tipo "portagem da ponte". Gere as vias mais movimentadas do país e tem milhares de pessoas diariamente a passar nas suas portagens. Não têm escolha.

Outro tipo de empresa a considerar é a Coca Cola que já referimos. Vende-se em todo o lado, é apreciada por todos e o seu processo de fabrico é segredo. Assim o seu fabricante pode garantir que tem um produto original e os consumidores deste mesmo produto terão que pagar o preço que lhes for imposto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quais são para vós, se é que as há, as empresas de monopólio de consumidores na nossa bolsa (psi)?
Obrigado.

Vitor79.