segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Negócio de produtos

Warren Buffett classifica os tipos de negócio de acordo com duas designações: negócio de produtos e monopólio de consumidores.

O que é o negócio de produtos?

Dos dois é o que se estima que produza menos resultados pois o preço a que os produtos são vendidos é o único factor que importa na decisão de compra por parte do consumidor.

Fabricantes têxteis, empresas petrolíferas, produtores de alimentos são exemplos chave deste tipo de negócio. As pessoas compram o arroz mais barato, a gasolina mais barata, a roupa mais acessível.


Como identificar um negócio deste tipo?


Reduzida margem de lucro:
A concorrência através do preço leva a que uma empresa baixe o preço dos seus produtos.

Ausência da fidelidade a marcas:
se a marca do produto em questão não lhe diz nada então é um indicador de que estamos perante este tipo de negócio.

Presença de múltiplos produtores: Quando há mais que um produtor a fabricar o mesmo produto, isto gera concorrência, os preços baixam e as margem de lucro são reduzidas.

Lucros instáveis: Padrões de sobe e desce nos lucros por acção dos últimos 10 anos.


Se a empresa que analisa se enquadra nestes padrões então a empresa não lhe trará lucros excepcionais a longo prazo.

Podemos dar aqui o exemplo do serviço de Internet. Se o serviço da PT é excepcional mas o da Clix (SONAE) é mais barato então um cliente escolherá certamente o da Clix. São apenas exemplos de um serviço prestado pela empresa e não representam uma análise à empresa uma vez que a sua actividade não se resume a isto. De qualquer forma é este o tipo de raciocínio a aplicar na análise de uma empresa.

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