O sector financeiro tem sido "ameaçado" por problemas de crédito, fazendo empresas financeiras perderem parte da sua capitalização bolsista, muitas vezes em nada alterado o real valor da empresa.
Com este artigo, a ideia é conseguir calcular o valor de um banco que esteja em crescimento estável. Como é bastante difícil inserir as fórmulas de modo compreensível no blog, vai ser explicado usando um exemplo da Citigroup.
Avaliação usando o "Dividend Discount Model" - Citigroup
- Em 2006 a Citigroup teve um Payout Ratio de 47.00%, com um crescimento de 5% anual, podemos tirar a média de 60% para os próximos anos.
- O ROE é de 17.86%
- Devido ao seu tamanho e aos problemas competitivos que enfrenta, vamos assumir que o seu crescimento vai ser estável nos próximos anos de 5%.
- Os resultados esperados para 2007 são de 23,045$M.
- Vamos assumir que o retorno desejado é de 10% e o beta é de 1.00.
Tendo os dados todos em cima, vamos á avaliação:
Valor do Citigroup = ((Resultados esperados)(1 + Crescimento na perpetuidade)(Payout Ratio))/ (Retorno desejado - Crescimento na perpetuidade)
Dando o valor de: 23045*1.05*0.60 / (0.1 - 0.05) = 290,367$M
Nunca esqueçer da margem de segurança de 25%, logo o preço ideal para comprar o Citigroup é de: 217,775$M
Se as contas estiverem bem feitas, podemos concluir que a Citigroup apesar de uma descida de 15% desde o inicio do ano continua com uma margem de segurança inferior ao desejado.
Esta é uma das melhores maneiras de avaliar bancos com crescimento estável (normalmente bancos que já possuam um valor bastante elevado que seja dificil crescer muito mais, bancos regionais, etc).
Nos próximos dias vão ser colocados artigos de outras maneiras de calcular o valor de empresas financeiras, não esquecer que o cálculo usando o método do DCF pode ser complicado neste sector.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário