O artigo a seguir é baseado num artigo escrito por Warren Boroson para responder a um jovem que lhe pediu uma recomendação de fundos para investimento de longo prazo. O jovem de 21 anos tinha $15,000 para investir.
Responder a uma pergunta destas é difícil e não o podemos fazer sem antes responder primeiro às seguintes questões:
• Tem um seguro adequado? – Seguro de saúde, de vida (se alguém depende dessa pessoa), de casa (caso tenha uma)..
• Tem um fundo de emergência? – Dinheiro extra que possa cobrir uma perda de emprego repentina ou uma despesa de saúde inesperada?
• Tem um trabalho seguro ou uma fonte de rendimento segura? Algo que possa diminuir a probabilidade de recorrer ao fundo de emergência.
• Pretende seguir o portofólio atentamente ou não? Se não planeia acompanhar tudo de perto é melhor entregar o seu dinheiro a um gestor ou subscrever uma newsletter que forneça um portofolio modelo (Morningstar, por exemplo).
• Está acostumado à volatilidade natural dos mercados? Ou ficará em pânico se os $15,000 se transformarem em 14,500? Qual a tolerância da pessoa ao risco?
Então, a resposta à questão inicial varia bastante e vai desde um fundo mais conservativo, até um mais agressivo.
A Morningstar disponibiliza um rating dos fundos, o que é um bom ponto de partida para uma pesquisa mais selectiva. Com esse montante pode constituir-se um portofolio diversificado, mas o mais importante a reter, é o facto de não devermos sobrepor os nossos investimentos às necessidades que todos nós temos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário