quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Capital Expenditure

Quando usamos o DCF para avaliar uma empresa como o WMT (Wal-Mart), o CapEx normalmente é igual ou superior ao dinheiro das operações, dando um valor dos "Owner Earnings" errado, como resolver o problema?

De facto, calculando os “Owner Earnings” ou mesmo o “Free Cash Flow” em empresas de retalho (por exemplo), o CapEx é bastante elevado devido ao dinheiro investido no crescimento do negocio (compras de lojas, construção de lojas, etc).

A solução é separar o dinheiro necessário para manter as operações e no crescimento das operações e usar como CapEx, apenas o dinheiro usado para manter as operações.

Como distinguir?

Esta é a pergunta chave, como saber qual a parte de dinheiro usada para manter e usada para crescer?

Ás vezes, a empresa informa no seu relatório anual o dinheiro usado para ambas, mas muitas delas normalmente não dizem.

Poderíamos concluir que se não há a informação que necessitamos, então passamos para a próxima empresa e esquecemos esta, ou podemos olhar para o CapEx dos últimos 10 anos e ver se é consistente, no caso de ser, provavelmente é dinheiro usado para manter as operações, ou então se o CapEx sobe repentinamente pode significar que foi usado nesse ano dinheiro para expandir a empresa e o resto é dinheiro de manutenção das operações.

Normalmente quando há duvidas nos cálculos, a solução é esquecer e passar á frente.

Um comentário:

heterocedastico disse...

Uma solução pode ser admitir que o capex para manutenção das operações é igual ao valor das amortizações do ano anterior (com todas as subjectividades que existem no seu cálculo).

Outra fórmula apresentada pelo Bruce Greenwald et al no seu livro Value Investing - From Graham to Buffet and Beyond, é:

Growth Capex = Estimated Growth in Sales * Avg 5 yr (Net Fixed Assets / Sales)

Maintenance Capex = Total Capex - Growth Capex.