sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Rácios - Parte 1

Os rácios conduzem a uma análise quantitativa da informação financeira de uma empresa. São calculados com os valores mais recentes que se conhecem da empresa e são depois comparados com valores de anos anteriores, analisados isoladamente ou comparados com os de outras empresas.

Aqui fica um conjunto dos mais importantes rácios.

Book value - (Total Assets - Intangible Assets - Total Liabilities) / Outstanding Common Shares; É o valor total que cada acção vale teoricamente se a empresa fechasse. Este valor pode indicar-nos se a empresa está sobreavaliada ou não, pois se o preço de venda de uma acção está abaixo do “book value”, então a diferença entre os dois será o ganho real do investimento.

Debt/Equity: Total Liabilities / Shareholders' Equity; É importante focar que se o rácio é superior a 1 a maioria dos recursos é financiada recorrendo à divida. Investir numa empresa com um rácio desta natureza superior a 1 pode ser arriscado, especialmente em épocas em que as taxas de juro sejam crescentes, pois a divida torna-se maior.

Working Capital: Current Assets - Current Liabilities;
O resultado pode ser positivo ou negativo mas uma empresa que tenha um “working capital” positivo será melhor sucedida que uma empresa em que este valor é negativo, pois pode expandir o negócio. Comparando o “working capital” de períodos sucessivos podemos verificar facilmente se este valor é crescente. No caso de não ser, isto pode indicar-nos que algo se passa na empresa.

Current Ratio: Current Assets / Current Liabilities; Representa a capacidade que uma empresa tem para liquidar as suas responsabilidades no curto prazo. Quanto maior o rácio maior é esta capacidade, e para valores inferiores a 1 então a empresa não estará a atravessar o melhor período uma vez que a capacidade para liquidar as suas dívidas é bastante reduzida.

Nenhum comentário: