quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Como saber a diferença!

Nos últimos dois artigos falámos de empresas que pertencem a dois tipos de negócio destintos. Aqui ficam alguns exemplos de empresas que se enquadram em cada um.

Negócio de produtos


Danone e Nestlé (Longa Vida)
– Perante a presença de dois iogurtes do mesmo género, mas de marcas diferentes, qual deles escolho? O mais barato, sem hesitar. É assim com todos nós! Compramos com base no preço, a marca é um factor secundário.

Bcp e Bpi – Qual o critério de escolha neste caso? Depende do interesse de cada um, mas será baseado nos custos. A maior taxa de juro nos depósitos, o menor spread, as comissões mais baratas…

Hp e Lexmark
– Preciso de uma impressora, tenho duas disponíveis com as mesmas características mas marca diferente. Por qual me decido? A mais barata terá de certeza vantagem.

Monopólio

Edp – A electricidade em casa é indispensável. Quem a fornece? Temos escolha?

Brisa – Viajo de Lisboa ao Porto, pela A1. Posso escolher a quem pagar a portagem? Tenho muitas alternativas para realizar a viagem nas mesmas condições? Obviamente terei de pagar à Brisa.

Coca-cola – É conhecida de todos e todos sabemos que as imitações disponíveis no mercado não passam de imitações “baratas”. Na hora de comprarmos uma Coca-Cola preferimos sem dúvida a original.

Falsos Monopólios

PTMultimédia
– Há uns anos parecia que tinha o monopólio num negócio em que os custos de entrada são muito reduzidos, simplesmente porque não havia concorrentes. Agora que os concorrentes começaram a surgir as coisas são diferentes. A PTM perdeu parte da quota de mercado que liderava.

Google – Tem o monopólio hoje em dia mas apenas porque não há nada melhor. As pessoas não são fiéis ao Google por mais nada a não ser a rapidez dos serviços e a sua potencialidade. Antes do Google surgir, o Yahoo era quem liderava nesse campo. Nenhum deles tem, ou teve o monopólio, apenas grande quota de mercado que pode ser perdida com facilidade, bastando para isso uma ideia melhor.

Um comentário:

Joao disse...

Não sendo mentira o que foi escrito, penso que os exemplos de "Negócio de Produtos" talvez não sejam os melhores, pois nem sempre o consumidor é tão racional.O papel higénico, o leite ou outros produtos que não permitam uma manipulação mediática muito grande sao escolhidos em função do preço. Mas há que ter em conta o factor publicidade e ,na minha opinião, muita gente comprará um iogurte Danone mesmo que custe o dobro. Quando queremos um Bifidus activo, pedimos um iogurte com Bifidus, ou um Bio Danone? O mesmo para as impressoras? A marca HP vale muito, tal como a Sony, por exemplo.