terça-feira, 14 de agosto de 2007

Rácios - Parte 3

Dividend yield: Annual Dividends per Share/ Price per Share; É o rendimento que a empresa distribui aos seus accionistas na forma de dividendos. As empresas cujo negócio é sólido tendem a ter maiores dividendos. Como já referimos várias vezes, uma empresa que paga dividendos regularmente é segura, na medida em que o dinheiro utilizado para este fim vem dos frutos do negócio e não de qualquer empréstimo.

Return On Investment Capital: (Net Income – Dividends)/ Total Capital; É uma medida da performance, e instrumento da projecção financeira da empresa. Não é o lucro que determina se uma acção é ou não atractiva mas qual o lucro que cada unidade de moeda consegue gerar, com o negócio da empresa. E é isto que o ROIC mede, se o capital de uma empresa tem sido bem aplicado.

Return on Assets: Net Income / Total Assets; Indica-nos quão rentável é a empresa relativamente aos recursos que possui. Dá nos uma ideia da qualidade da gerência da empresa pois ajuda-nos a compreender o que a empresa consegue gerar. O valor varia de indústria para indústria pelo que é vantajoso compará-lo com o de empresas do mesmo sector. Quanto maior o valor mais rentável será a empresa.

Nenhum comentário: