quinta-feira, 21 de junho de 2007

3 palavras: MARGEM DE SEGURANÇA!

Pedimos desculpa pelo facto desta semana não termos feito muitos artigos, temos estado bastante ocupados com novos projectos.

Margem de segurança é um conceito que um investidor NUNCA pode esquecer.

Como errar é humano e na avaliação de empresas até mesmo os analistas cometem erros em mais de 50% das vezes, é obrigatório ter uma margem de segurança.

O primeiro passo na procura por um bom investimento é reconhecer uma boa empresa, saber a qualidade dos seus directores e só depois de tudo isso confirmado é que se deve pensar no seu valor.

Para calcular o valor da empresa podem usar-se diferentes métodos(DCF é o mais aconselhado).

Depois de se saber o valor real da empresa deve comparar-se com o preço. Se este for superior ao valor então a margem de segurança é negativa (não é o que queremos). Cabe a cada investidor saber o risco que está disposto a correr e a certeza que tem nas suas projecções, mas nós optamos por uma margem nunca inferior a 20% (como Warren Buffett diz, basta fazer poucos negócios para enriquecer, têm é que ser bons).

A recomendação que fica para todos os investidores é nunca esquecer estas 3 palavras, só com elas é possível fazer investimentos a longo prazo e dormir sem preocupações.

Um comentário:

Anônimo disse...

queria dar os parabens aos autores deste blog porque é muito util para pessoas que estao a dar os primeiros passos nestas andanças como eu que tenho 18 anos e comecei a investir na bolsa ha 2 semanas, nao percebo nada ainda mas este blog é uma grande ajuda, queria tambem perguntar se existe algum chat de bolsa que seja mt frequentado onde possa esclarecer duvidas e isso.. obrigado e continuem o bom trabalho