segunda-feira, 9 de julho de 2007

3 sinais de venda

Pedimos desculpa mas hoje não nos foi possível colocar a grelha diária, amanhã voltaremos a colocá-la.

Quando encontramos uma boa empresa, com favoráveis perspectivas de futuro e gestores de topo, pensamos que a altura ideal para a vendermos é “nunca”. Mas as coisas mudam mesmo com as grandes empresas, e por isto, devemos estar constantemente a avaliar os nossos investimentos e estar atentos a sinais importantes.

Deixamos aqui três razões que justificam a venda de um activo.

Gerência egoísta

É o pior desenvolvimento que podemos esperar de uma empresa, quando a equipa de gestão apenas se preocupa em “encher os bolsos”, em vez de gerar valor com o negócio e expandi-lo. É crucial manter o olho aberto para situações de, por exemplo, perda de cota de mercado.

Desvantagens competitivas

As vantagens competitivas ligam os negócios a retornos elevados. Muitas vezes resultam de um forte conhecimento da marca (há produtos pelos quais os consumidores estão dispostos a pagar mais pois conhecem a garantia da marca – e.g. coca cola). Mas se a empresa enfrentar uma crise de diminuição do poder de compra por parte dos consumidores, uma diminuição da cota de mercado, então estamos perante uma situação de desvantagem competitiva.

Modelo financeiro instável

Pensando positivamente, uma empresa que tem margens de crescimento estáveis, vendas firmemente crescentes, um balanço que revele resultados positivos, controlo sobre o capital de funcionamento e dinheiro que entra constantemente nos cofres da empresa vindo das operações de funcionamento, são boas perspectivas para a empresa. Quando a empresa se encontra no oposto de duas destas situações então é um sinal que indica que algo de errado se passa.

Realmente é extremamente importante saber quando sair de um negócio, é tão ou mais importante que saber como entrar nele. Uma empresa pode a qualquer momento cair numa situação que a torna vulnerável, mesmo depois de um período de crescimento. É por isso muito importante avaliar constantemente os nossos investimentos a fim de tirarmos deles o melhor proveito.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog, pelas ideias, conselhos, análise técnica, etc.

Também concordo com a sugestão deixada num comentário antes do meu, que dava a ideia duma carteira virtual, acho que isso seria muito bom para acompanhar a evolução das ideias expostas no blog.

Para finalizar, não posso deixar de referir que este é um daqueles blogs que vou passar a visitar diariamente.

mais uma vez,
Parabéns!

Anônimo disse...

Concordo com o que o nuno disse e subscrevo por baixo.

Obrigado

Anônimo disse...

Pois, niguém leva a mal.... ui se alguém levasse...

Mas tipo, fazer uma tabela dessas deve ser complicado, ou tens o histórico das acções e meteste cáluculo automático....

Por outro lado (atenção, só é uma opinião), podias fazer essa AT mais semanalmente pois cada um deve deliniar as suas estratégias e ver gráficos. Essa tabela deve dar um trabalhão

Va lá... não dês a papinha feita, deixa-os fazerem sozinhos, simplesmente ensina-nos!!!!!!!

Nao, sei, devo tar bêbedo, devo tar a dizer barbaridades, mas va...

Bom blog, grande abraço!