O melhor investimento é aquele que se comporta como uma árvore saudável:
Tem um tronco forte, Cresce ao longo da vida e renova-se regularmente.
O forte tronco
As empresas que pagam dividendos regularmente têm de estar entre as mais fortes, pois para ser capaz de fazer este pagamento a empresa tem de ter o “dinheiro na mão”. Não é apenas uma questão de ter lucros suficientes para pagar os dividendos, é ter dinheiro suficiente para distribuir pelos accionistas mesmo depois de pagar todas as obrigações que advêm do funcionamento da empresa.
O crescimento saudável
O crescimento saudável de uma empresa não pára assim que esta decide pagar um dividendo. Embora isto pareça contraditório as empresas que pagam dividendos têm mais possibilidades de ver o seu negócio crescer do que as que não pagam dividendos. Isto acontece porque a decisão de aplicar algum do dinheiro disponível em dividendos obriga a empresa a efectuar escolhas e aprovar projectos com maior reflexão. Assim os projectos destas empresas são melhor pensados e portanto a probabilidade de serem bem sucedidos é maior.
Dividendos: o recurso da renovação
A melhor parte de todas é que quando uma empresa inicia o pagamento de um dividendo regular ela irá fazer por manter esse pagamento. E esse pagamento extra será para cada investidor uma oportunidade de pensar um novo negócio e aumentar os seus lucros.
O dinheiro pode não crescer realmente em árvores mas investindo nas empresas certas podemos criar uma máquina de fazer dinheiro forte, em crescimento e em constante renovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário