quarta-feira, 11 de julho de 2007

Devemos usar stop-loss?

Não devemos investir mais do que podemos perder. Todos sabemos que os mercados comportam um certo risco que nos pode trazer graves consequências. Nem as ordens “stop-loss”, que automaticamente vendem o activo quando ele atinge determinada cotação, nos salvam de algumas perdas.

Mas a realidade é que, no longo prazo, os stop losses nos limitam também os ganhos. Para uma empresa que desça abaixo de um certo valor é comum pensarmos “se a vender agora estarei a limitar as minhas perdas e, de qualquer maneira, poderei comprá-la mais tarde a um melhor preço”. Mas quando saberemos que está na altura certa de entrar no negócio e que a tendência vai inverter? E para além disto os negócios custam dinheiro. Quem ganha com este tipo de estratégia são os bancos e as corretoras.

Por tudo isto, o melhor mesmo que temos a fazer é investir em boas empresas. Apostar numa empresa com boas perspectivas no longo prazo, é reduzir a volatilidade (que deve ser minimizada se não queremos arriscar perder dinheiro). Mesmo para estas empresas é inevitável que tenham os seus baixos. Aí não devemos vender nada, mas antes aproveitar para reforçar a posição.

Num dia em que os mercados estão no vermelho é importante ter isto em conta. Se realmente os nossos negócios foram ponderados e a empresa tem tudo para crescer, então devemos encarar estes dias pacificamente, sem entrarmos em pânico nem vendermos desesperadamente o nosso investimento.

3 comentários:

allstar disse...

Concordo totalmente com o artigo, no dia de hoje vão disparar muitos stop-losses e daqui a uns dias o preço volta a subir..

Parabéns pelo EXCELENTE blog.

Anônimo disse...

Bom artigo, parabens pelo blog.

Anônimo disse...

Exactamente.

Nem mais nem menos que uma das grandes estrategias de Warren Buffett.