segunda-feira, 2 de julho de 2007

4 erros comuns de investimento

Investimentos demasiado conservativos ou com risco demasiado elevado

Antes de investir devemos colocar 3 questões a nós próprios.

- Para que estou a investir?
- Quanto tempo tenho antes de precisar do dinheiro?
- Quanto posso investir?

Com base na resposta a estas perguntas devemos estipular o risco que queremos correr e que se adequa aos nosso objectivos e o montante a investir. Acontece que muitas vezes as nossas decisões não estão de acordo com o que pretendemos alcançar: corremos riscos desnecessários algumas vezes e outras não nos dispomos a correr riscos e então os nossos objectivos não são alcançados.

Perder o interesse no investimento

A maioria das pessoas, com o passar do tempo perde o interesse nos investimentos. Quando uma pessoa começa a investir é frequente pensar “vou investir x todos os meses”, mas com o passar do tempo acabam por decidir gastar esse dinheiro extra em qualquer coisa fútil. Este é um erro a evitar. Pequenas quantias podem custar centenas ou milhares de euros no longo prazo.

Investir naquilo que não conhecemos

Já todos ouvimos a frase “investe no que conheces”, mas muita gente continua a investir em empresas sobre as quais sabe muito pouco ou quase nada. Isto pode sair-lhes caro pois a empresa pode ter qualquer problema que as pessoas não vão saber, e o investimento resulta em prejuízo.
Não podemos esperar saber tudo acerca de uma empresa mas se pudermos investir no que conhecemos melhor então só nos trará vantagens.
Porque não pegar num papel e numa caneta e escrever o nome dalgumas empresas que conhecemos e depois analisarmos o investimento?

Não nos educarmos a nós próprios

Este é provavelmente o erro mais grave de todos. Muitas pessoas querem investir mas não sabem o suficiente para fazê-lo, e em vez de perderem tempo a aprender o que podem decidem tentar investir por sua conta e risco.

É extremamente importante ter uma boa percepção de como investir funciona, antes de começar. É importante adquirir experiência mas mais importante que isso é conhecer o básico antes de decidir fazê-lo.

Nenhum comentário: