A lei da oferta e da procura determina o preço de uma acção. Se a procura é pouca e a oferta é muita, então o preço desce e vice-versa. Um bom exemplo deste facto são as OPV’s em que no primeiro dia de mercado as empresas têm tendência a subir acima do seu valor real devido à procura elevada.
Neste post vamos falar de duas condicionantes do comportamento dos mercados: as notícias das empresas e as fusões/aquisições.
Quando uma empresa anuncia que está a lançar um novo produto ou a investir num novo serviço, os investidores e a cotação da acção da empresa sofrem com esse anúncio. A variação da cotação pode não ser positiva, há outros factores a considerar numa situação destas (se a performance da empresa ao longo dos anos é exemplar, por exemplo).
Há também que considerar as notícias lançadas por outras entidades relativamente à empresa em causa, tal como os price-targets. Estes muitas vezes permitem controlar o movimento dos preços.
Também as fusões e aquisições determinam o comportamento dos mercados. Quando uma empresa adquire outra, a tendência é para que, a que é adquirida se torne mais forte. As fusões e aquisições são normalmente uma forma das empresas entrarem em novos mercados ou manterem-se líderes do sector em que se inserem.
No que diz respeito às OPV as variações de preço iniciais são controladas pela lei da oferta e da procura e também pelas constantes notícias e pela expectativa que se cria à volta da empresa. Há que sermos realistas e termos atenção a estes momentos. As fusões e aquisições normalmente são um bom presságio para a empresa que tende a tornar-se mais forte.
5 comentários:
Mais um, muito bom.
"Se a procura é pouca e a oferta é muita então o preço sobe, e vice-versa." Isto está correcto?
É verdade, tem toda a razão, está trocado.
Obrigado, já foi corrigido.
As nossas desculpas.
Boa tarde.
O que está correcto é o que está no post inicial do blog.
Se a procura é muita e a oferta pouca o preço sobe
e vice-versa
Não será?
Boa tarde.
"Se a procura é muita e a oferta pouca o preço sobe" é verdade, mas "Se a procura é pouca e a oferta é muita, então o preço desce" diz a mesma coisa.
O que disse tem exactamente o mesmo significado do que está escrito, é uma questão de Portugês.
Cumprimentos
Postar um comentário